domingo, outubro 20, 2013

Inclusão Digital : Começa por um sinal


Este  projeto foi aplicado na turma do 1º ano de escolarização  da Escola São José anexo ao colégio santíssimo sacramento no ano de 2012.
 
 
 
 INCLUSÃO DIGITAL: COMEÇA POR UM
 
SINAL
 
 
 
 
 

 

 

 

 


JUSTIFICATIVA

 

Vivemos numa sociedade tecnológica em que uma gama de informações  são  diariamente veiculadas através dos vários meios de comunicação existentes. Contudo, foi constatado a partir da observação, que  a maioria dos alunos do 1º ano de escolarização ou quase todos, apesar de viverem  inseridos de alguma forma nesse contexto tecnológico, de serem consumidores em potencial de tecnologias,  não tinham  noção de como os sinais dessas tecnologias chegavam até suas  casas, desconhecendo sua origem e funcionamento no diz respeito principalmente à  televisão e o celular que estes têm uma  interação maior.

Tornou-se relevante a introdução de conteúdos sociocientíficos que estimulasse os alunos a relacionar os problemas do seu dia a dia com suas  experiências científicas. Essas informações teriam que ser trabalhadas dentro da sala de aula transformando esses saberes em conhecimentos científicos. Socializar esses saberes numa perspectiva de letramento, atende  a demanda dos alunos ajudando-os a transformar as informações e visões distorcidas do mundo que os cerca.

 As TIC ( Tecnologia da Informação e Comunicação ) enquanto estruturantes do processo de  ensino e aprendizagem oferecem essas possibilidades e permite vislumbrar o conhecimento a partir de novos  paradigmas, lançar novos desafios e atender a demanda da sociedade.

 O progresso tecnológico é impactante, inegável e trouxe consigo grandes possibilidades para a evolução das sociedades. Evidenciou-se nas últimas   décadas o  fenômeno da expansão  das redes sociais, juntamente com  a digitalização e o surgimento dos  artefatos tecnológicos cada vez menores, causando impactos nos  modos de vida dos  cidadãos contemporâneos. O Projeto Inclusão digital: começa por um sinal, tem como foco principal trabalhar os sinais da TV e do celular não perdendo de vista as novas, velhas e usuais tecnologias.

Nessa perspectiva, este projeto é pertinente na medida em que  pretende situar os alunos  neste universo tecnológico fazendo-os pensar criticamente como as tecnologias chegam até sua casa e quais as implicações desta sociedade virtualizada  nas relações humanas, as alternativas  quando essas tecnologias se voltam contra nós  ou até mesmo  quando  elas não funcionam . 

Deverá ser desenvolvido com os alunos do 1º ano de escolarização e socializado com uma aula no 2º ano de escolarização. Tem duração inicial de 3  meses podendo ser prolongado. Este projeto também deverá atender a demanda dos alunos de letramento e alfabetização.

PÚBLICO ALVO

O presente projeto foi pensado a priori, para ser aplicado nas classes de  crianças do 1º e 2ºano  de  escolarização.  Entretanto se destina a crianças do Ensino fundamental I, com idade de 6 a 10 anos aproximadamente, levando em consideração as abordagens e atividades concernentes a cada fase.

 

 

CRONOGRAMA

 

O projeto Inclusão digital: começa por um sinal, foi apresentado aos alunos no início do mês de junho com uma abordagem sutil a fim de ver o clima de receptividade dos alunos. Após o retorno do recesso junino, houve a  implementação definitiva do projeto, quando este foi  efetivamente iniciado, desenvolvido  e  concluído na última semana do mês de setembro.

 

MESES
AÇÕES
Maio
2012
Junho
2102
Julho
2102
Agosto
2102
Setembro
2012
Socialização do projeto com a equipe pedagógica
X
 
 
 
 
Apresentação e Início do projeto
 
X
 
 
 
Desenvolvimento
do  projeto
 
 
X
X
X
Finalização do projeto
 
 
 
 
X

 

 

 

 

 

 

OBJETIVOS

 

 

 GERAIS

  • Despertar o interesse do aluno para o conhecimento científico e tecnológico, discutindo as implicações sociais e éticas relacionadas ao consumo de tecnologias.
  • Conhecer os caminhos percorridos pelos sinais de TV e celular até chegar em forma de comunicação até ao consumidor.

 

 ESPECÍFICOS

  • Desenvolver o conhecimento crítico do aluno acerca da origem e funcionamento do celular e da televisão.
  • Desenvolver a oralidade dos alunos a partir de situações comunicativas nas rodas de conversa.
  • Identificar a estrutura e organização de textos para celulares.
  • Estimular a leitura e escrita de textos simples trabalhados, na perspectiva de alfabetização e letramento dos alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

 

Disciplina :  Língua Portuguesa

 

1-     Leitura  -  Leitura de imagens, leitura de histórias, leitura de frases, leitura formativa e informativa, vídeos                      

2-     Oralidade –  Expressão com clareza de ideias, uso  expressivo da fala, reconto oral, audição de histórias expressando  noções  de  temporalidade, localizar informações a partir de vídeos assistidos.

3-     Escrita – Estratégia de escrita espontânea de frases, planejamento, levantamento  de ideias, desenhos, painel, registro em forma de lista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

METODOLOGIA/OPERACIONALIZAÇÃO

 

1ª INTERVENÇÃO

Levantar o conhecimento prévio dos alunos seguido de tempestade de idéias e explanação

ü   O que é  TIC?

ü   Onde podemos encontrar as TIC?

ü  Quais as TIC que costumam fazer uso?

ü  Como conseguimos nos comunicar através do celular?

ü  Como será que chega a imagem da televisão?

ü  Registrar em forma de lista as descobertas ( coisas que aprendi )

 

2ª INTERVENÇÃO

ü  Leitura do livro: No tempo dos meus  bisavós, Autor: Nye Ribeiro, Editora do  Brasil, 2000 2ª ed. do Brasil

ü  Roda de conversa  comparando as tecnologias do passado com o tempo presente

ü  Registro em forma de desenho  como era a tecnologia antes e como é agora, escrevendo espontaneamente o nome de alguns artefatos tecnológicos

 

3ª INTERVENÇÃO

ü  Juntamente com o professor, fazer na lousa o passo a passo para enviar mensagem de texto via celular

ü  Aula expositiva com desenho de celular na lousa

ü  Escrita coletiva de mensagens para celular

 

4ª INTERVENÇÃO

ü  Divisão da turma em pequenos grupos por nível de escrita, para   escrever mensagens previamente escolhidas e trabalhadas pelo professor

ü  Envio de mensagem para os celulares determinados com atenção ao tempo que a mensagem chega ao destinatário

 

5ª INTERVENÇÃO

ü  Apresentação do vídeo do You Tube: Como funciona a telefonia celular www.youtube.com/watch? v=PE5RQzBYCPU

ü  Questionamentos sobre o vídeo assistido, desenho com escrita espontânea

 

6ª INTERVENÇÃO

ü  Discutir com os alunos sobre as consequências do uso das tecnologias, abrangendo todos os tipos de consumo,  citando exemplos do cotidiano. (  beleza, saúde, alimentos, medicamentos, etc )

ü  Atividade com  lista  de  palavras  na lousa ( leitura individual e coletiva )

 

7ª INTERVENÇÃO

ü  Assistir ao vídeo : KIKA de onde vem a televisão? ( da TV Cultura )  www.youtube.com/watch?A9euzpEbE3s

ü  Fazer reconto oral sobre o vídeo assistido e registro com escrita espontânea

 

8ª INTERVENÇÃO

ü  Aula expositiva sobre os meios de comunicação

ü  Realizar atividade escrita com os vários meios de comunicação, usando um espaço para cada letra

 

9ª INTERVENÇÃO

ü  Realização de leitura e conversa sobre o livro: A arte é ... cinema Autores: Nura Roca/ Rosa M. Curto  Editora: Scala Educacional

ü  Leitura feita pelo professor, levando o  aluno a conhecer  como fotografias  se transformam em  imagens  do cinema

 

10ª INTERVENÇÃO

ü  Assistir ao vídeo  do You Tube: Juventude Consumidora

www.youtube.com/watch?v=XAqKgB6Hr8

ü  Trabalhar com leitura de imagens sobre os problemas sociais, causados pelo uso das  tecnologias abordando o consumismo infantil

ü  Montar painel com gravuras ou desenhos produzidos pelos alunos para ilustrar o que existe de positivo e negativo no consumo das tecnologias

 

11ª INTERVENÇÃO

ü  Aula expositiva com contação de história e  amostra de vídeo  para os alunos do 2º ano de escolarização

ü  Produção de material sobre a aula  com desenho recorte e colagem com apoio da professora da turma

 

12ª INTERVENÇÃO ( Culminância )

O Projeto foi finalizado com a exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos e a visitação das outras turmas da escola.

 

 

RECURSOS HUMANOS

ü  Alunos

ü  Pais de  alunos e/ ou responsáveis

ü  Professores

ü  Equipe gestora ( diretor, coordenador,  aux. Administrativo )

 

MATERIAIS UTILIZADOS

 

ü  Caderno, lápis, borracha, papel ofício, caneta, papel metro, cola, quadro branco, caderno de desenho, lápis de cor, hidrocor, pincel atômico, piloto para quadro branco, livros paradidáticos, revistas

ü  TV, celulares, dvd, mídia de cd e dvd, computador, notebook, câmera digital

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AVALIAÇÃO

A avaliação do projeto Inclusão Digital: começa por um sinal, se deu  a partir da observação e análise dos materiais produzidos em sala, registros de atividades  bem como o envolvimento, desempenho  e participação dos alunos individualmente e no coletivo.

Os instrumentos utilizados para o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem foram as listas de palavras relacionadas ao conteúdo, listas coletivas no quadro tendo o professor escolhido as palavras para enfatizar a leitura individual  e grupal, atividade escrita de lacunado completando o nome dos meios de comunicação,  desenho com escrita espontânea observando o nível de escrita de cada aluno, observação das mensagens escritas e enviadas para  celular.

A aplicação desse projeto em sala de aula foi de grande relevância para a  turma do 1º ano. A princípio por que abordar as  tecnologias é algo que mexe com o imaginário dos alunos além do que, já é algo que faz parte do universo dos mesmos. Depois, por que apresentou um resultado surpreendente no que tange a autoestima dos alunos, ao desenvolvimento do vocabulário e o nível das interações nas discussões, bem como no desenvolvimento da escrita.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 BAZZO, Walter Antonio  - Ciência, tecnologia  e sociedade: e o contexto da educação tecnológica -  Florianópolis:  Ed. Da UFSC,2010

BONILLA, Maria  Helena  - Escola Aprendente:  para além da sociedade da informação – Rio de Janeiro: Quarter,  2005

RIBEIRO,  Nye - No tempo dos meus bisavós – Editora  do Brasil, 2000, 2ª ed.-                                                                                                                                                                                         

ROCA, Nuria/ CURTO, Rosa M. – A arte é ... cinema – Scala Educacional

You Tube: Juventude Consumidora

www.youtube.com/watch?v=XAqKgB6Hr8

KIKA de onde vem a televisão? (TV Cultura )  www.youtube.com/watch?A9euzpEbE3s

You Tube: Como funciona a telefonia celular

www.youtube.com/watch? v=PE5RQzBYCPU

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGENS E DEPOIMENTOS

 

 

Eu _______________________________________________________________portador de CPF __________________________ RG ____________________ pai         mãe       e  ou                            responsável       pelo             estudante _____________________________________________________________

Autorizo através do presente termo,  o Projeto – Inclusão  digital: começa por um sinal, aplicado na Escola São José, realizar fotos e filmagens que se façam necessários ou depoimento sem qualquer ônus financeiro a nenhuma das partes para a elaboração ou composição de vídeo com fins didáticos pedagógicos.

Ao mesmo tempo, libero a utilização dessas fotos ou depoimentos para fins científicos e de estudos ( blogs, livros, artigos, slides e transparências  ) em favor do projeto acima citado, obedecendo ao que está previsto nas Leis que resguardam os direitos das crianças e adolescentes ( Estatuto da Criança e do Adolescente _ ECA, Lei Nº  8.060|1990 ).

 

 

 

 

Salvador,  ____ de __________________________________ de  2012.

 

 

 

________________________________________________________

Pais ou Responsáveis