PROJETO
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
O uso das TIC como
estruturante do processo ensino e aprendizagem
oferece grandes possibilidades para a aquisição do conhecimento
oferecendo dados importantes para o professor desde que ele acompanhe de perto
todo o processo.
O projeto : Alimentação
Saudável, deverá ser desenvolvido com os
alunos do 1º ano de escolarização, com duração de 01 mês inicialmente, podendo
ser prolongado. Este projeto tem cunho multidisciplinar por abranger as
diversas áreas do conhecimento.
Os conteúdos pertinentes a
cada área deverá ser trabalhado levando em consideração a ludicidade, o prazer,
o desenvolvimento da auto estima do aluno para que este desenvolva-se de
forma integral.
JUSTIFICATIVA
O presente projeto foi
escolhido levando em consideração que os alunos já possuem acesso às novas e
usuais tecnologias da informação e comunicação o que favorece uma aprendizagem
mais efetiva, um trabalho integrado, e
um maior envolvimento que implica no conhecimento acerca dos alimentos ingerido
por eles ( salgadinhos, frituras, refrigerantes ... ) em contraposição a uma alimentação saudável
com alimentos naturais que promova a saúde e o bem estar.
Nesse sentido, conhecer a origem dos alimentos
industrializados fará com que o aluno perceba que o consumismo exacerbado
destes, é provocado pela sedução que a mídia exerce sobre as crianças, bem como
a falta de orientação dos pais ou responsáveis no momento de escolher o
melhor e mais barato alimento para seus filhos. Espera-se com essa discussão levar o aluno a refletir
para que tenha uma alimentação diária bem mais selecionada.
OBJETIVOS
Geral : - Desenvolver
uma forma correta de se alimentar visando ter uma boa saúde.
Específicos:
- Sensibilizar os alunos para que
percebam que o consumo de alguns alimentos causam consequências para a saúde;
- Conhecer como
alguns alimentos industrializados são produzidos e os produtos mais presentes
nestes alimentos.
- Perceber que as
mídias por meio das propagandas
estimulam o consumo de determinados produtos.
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
- Identificar os alimentos trabalhados nomeando-os
- Utilizar tecnologias para
explorar esses conceitos de alimentação saudável.
- Construir gráfico
- Registrar em forma de
lista
- Diferenciar e escolher os alimentos
- Trabalhar medidas de capacidade
e de massa
- Descrever situações
- Estabelecer relações entre
as informações e conhecimentos trabalhados
- Refletir sobre a
importância dos alimentos para uma vida saudável
- Trabalhar contagem e
classificação de alimentos
- Produção de panfleto
informativo
1ª intervenção:
- levantamento do conhecimento prévio dos alunos ?
- O que costumam
comer nas refeições diárias ?
- O que mais gosta
de comer no lanche da escola e no horário do almoço e jantar ?
- O que são alimentos
enlatados e embutidos?
- O que são
alimentos naturais?
- Construção de
cartaz com o que sabia e o que aprendeu
2ª intervenção
- Filmar a hora do
lanche dos alunos e mostrar as imagens comparando com
os textos que falam sobre alimentos
naturais e os alimentos industrializados
- Recortar de
folhetos de supermercados e
montar um painel com os alimentos
industrializados e os alimentos naturais
- Registrar em
caderno quais desses alimentos
fazem parte de sua refeição diária
- Utilizar os
resultados para trabalhar em
matemática: adição, subtração, gráficos, contagem numérica
- Observar quais
os alimentos mais consumidos e menos consumidos e discutir com a turma
3 ª intervenção:
- Conversar
com o grupo sobre os produtos que compõem os alimentos industrializados
- Fazer
listas de alimentos e montar as palavras utilizadas na lista com alfabeto
móvel
- Mostrar
para o aluno a influência das propagandas para o consumo de determinados
alimentos
- Buscar
na internet a cartilha da ANVISA sobre alimento saudável
- Assistir
aos vídeos do “ YOU TUBE”, da série “ KIKA de onde vem ... ?, da TV
Cultura. ( um de cada vez em dias alternados )
Enlatados
·
Depois de assistir cada vídeo, registrar suas
conclusões.
·
Fazer reconto oral de cada vídeo assistido
4ª
intervenção
- Trabalhar uma receita natural sugerida pelo
grupo
-
Comparar seus conhecimentos construídos durante o projeto com as informações
registradas durante o levantamento do conhecimento prévio, no início do
período, complementando o cartaz: O que já sabíamos/O que aprendemos.
5ª
intervenção
-
Criar um panfleto, incentivando as pessoas a se alimentarem melhor nas
refeições diárias , principal refeição do dia. Produzi-lo com o grupo em
computador, utilizando imagens resgatadas na internet.
-
Enviar o panfleto para casa, motivando as famílias.
6ª
intervenção: (CULMINÂNCIA)
-
Finalizar o projeto com um piquenique utilizando a receita sugerida por eles no horário do lanche, como incentivo a continuidade da proposta para
além das paredes da escola, ampliando e prolongando, assim, seus resultados.
AVALIAÇÃO
A Avaliação da amplitude
desse projeto e do nível de envolvimento, comprometimento e desenvolvimento dos
alunos será feita através de observação diária e registros acerca desse
crescimento, bem como os registros coletivos e individuais demandados pelos
mesmos.
O PROJETO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL foi pensado e desenvolvido a partir do uso das TIC ( Tecnologia da Informação e Comunicação ) na sala de aula e aplicado na turma do 1º ano de escolarização da Escola Municipal São José em Salvador/Ba.
APRENDEMOS QUE ...
Para garantir uma boa saúde é preciso ter uma prática de alimentação saudável, rica em alimentos como frutas, leite,ovos, verduras,legumes e cereais diversos.
DEVEMOS EVITAR
- alimentos industrializados ( embutidos e enlatados )
- salgadinhos ( empanados, fritos e extrusados)
- refrigerantes
- biscoitos recheados .
Pais, devemos ter muito cuidado para não deixar quea propaganda influencie as nossas crianças no consumoexagerado d determinados alimentos. Ter saude é muito importante!!!
SITES UTILIZADOS PARA PESQUISA:
Enlatados
CRÉITOS : PROFESSORA CECILIA DE FATIMA, PEDAGOGA,PÓS -GRADUADA EM Tecnologia e Novas Educações pela FACED/UFBA.
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