quarta-feira, agosto 11, 2010

As TIC no âmbito do currículo

Percebo que as TIC permeiam nossas vidas como um todo e as vejo sempre com muito otimismo, principalmente no que diz respeito a tudo que elas podem proporcionar como ferramenta de aprendizagem , ao serem inseridas no contexto pedagógico dos profissionais de educação.


Uma das principais características das TIC, é provocar no aluno o despertar da sua curiosidade, trazendo com isso, o desenvolvimento cognitivo, agregando mais conhecimentos culturais e sociais, valores que favorecerão o trabalho educacional.

Nesse sentido, faz-se necessário desenvolver projetos no âmbito do currículo. O currículo é a organização e sistematização de toda a caminhada do aluno durante a sua formação acadêmica, no sentido de privilegiar conhecimentos aceitos socialmente e que esteja de acordo com a realidade do aluno. Por esse motivo, não existe um currículo único em âmbito nacional. O desafio do currículo é ensinar a todos com as suas diferenças e peculiaridades. Ás TIC podem contribuir no desenvolvimento do currículo, na medida em que cria condições para o aluno identificar os seus avanços e conquistas na aprendizagem. Através de projetos, as TIC podem ser integradas ao currículo trazendo grandes avanços nas descobertas e ampliação do conhecimento do aluno.

Os projetos são utilizados com o objetivo de mudar a prática pedagógica trazendo um trabalho colaborativo e proporcionar o trabalho interdisciplinar. Esse trabalho faz com que o aluno desenvolva o senso de responsabilidade, conheça a sua própria realidade, fazendo com que exista um outro olhar em relação à visão conteudista que existe no âmbito escolar. Desenvolver projetos baseados no currículo vai além dos muros da escola, visto que as tecnologias estão em tudo e em todos os lugares. Basta fazermos o bom uso de tudo isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário