Na sociedade contemporânea, as informações não são mais geradas unicamente pela Tv, rádio, revistas, jornal impresso, etc. As pessoas agora geram também informações para esses meios, através das redes sociais, chamadas também de mídias sociais. Essas redes possibilitam a disseminação de informações e idéias através dos vários sites de relacionamentos existentes como Orkut, Facebook, Twitter e tantos outros. Esse fenômeno tem mudado as relações sociais, políticas e econômicas dos vários países do mundo. Através desses sites podemos fazer verdadeiras revoluções sociais. As redes sociais virtuais de maneira explícita demonstram o quanto um grupo de pessoas pode ser importante e influenciar o rumo de alguns fatos fora do computador. A guisa de exemplos, o atual presidente dos Estados Unidos usou seu perfil para ficar mais próximo dos seus eleitores; o protesto no Egito que culminou com a deposição do presidente e outros tantos acontecimentos.
Raquel Recuero, no seu livro “ Redes Sociais na Internet”, fala em um dos capítulos sobre o capital social criado nesses sites de redes sociais. Esse capital social tem a ver com os valores construídos que podem ser: visibilidade, reputação, popularidade e autoridade. Esses valores segundo a autora são considerados de 1º nível visto que são eficientes para o capital social mais básico para manter uma rede social, mas não aprofunda os laços dessa rede.
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