quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Resenha do Livro- Escola Aprendente: para além da Sociedade da Informação

BONILLA, Maria Helena. Escola Aprendente: para além da Sociedade de Informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005. 224 p

No livro Escola Aprendente, a autora Maria Helena Bonilla, faz uma reflexão sobre a educação e a chamada sociedade da informação, apresentando  um paradigma da nova era onde as tecnologias ganham ênfase e significado para o ser humano, tendo como mote os seguintes temas: formação de professores, inclusão digital, software livre e políticas públicas.   Essa obra foi lançada em 2005 pela editora Quartet, a partir da pesquisa realizada no seu doutorado em educação. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e tem experiência na área de Educação, integrando o grupo de pesquisa em Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação.
O seu livro, composto por VI capítulos com 224 páginas, versa sobre a possibilidade de construção de uma Escola Aprendente, onde as tecnologias de informação e comunicação sejam adotadas enquanto elementos estruturantes de uma nova forma de pensar e não apenas como mais um recurso didático-pedagógico a serviço de uma educação que não dá mais conta dos desafios impostos por esta sociedade do conhecimento.
Escola Aprendente  vem dividido em três partes: A Sociedade Contemporânea, A Escola Aprendente: desafios e a Escola Aprendente : possibilidades, .onde a primeira  parte   fala sobre o Programa Sociedade da Informação. Bonilla coloca que o Brasil adotou o caminho de primeiro investir no desenvolvimento da infra-estrutura de informações, em seguida investir na informatização da economia, para então chegar ao patamar da Sociedade da Informação. Essas ações foram adotadas para tentar amenizar a exclusão já que uma das medidas para se acabar com a mesma é o movimento de “inclusão digital”. As condições para uma efetiva “inclusão digital” são possibilitadas pelas redes digitais. Porém, não há um investimento necessário na capacitação da população para utilizar toda esta infra-estrutura.
 Na  segunda parte do livro, Bonilla fala sobre a informação na sociedade contemporânea, a globalização e como surgiu a sociedade da informação. Fala também dos programas sociedade da informação no Brasil (SOCINFO) e o programa  de Portugal fazendo uma breve descrição e comparação entre eles. Bonilla diz que o governo e as escolas tem unido esforços no sentido de inserir as TIC no contexto escolar. Porém, essa inserção vem se dando de forma quase que burocrática apenas como forma de modernizar a escola e torná-la mais atraente para os alunos. Nesse sentido, cabe a escola trabalhar o montante de informações que o aluno recebe diariamente, resignificando estas informações à luz do contexto que está inserida, dando abertura às múltiplas possibilidades que estruturam o cotidiano destas crianças. O grande desafio da escola, além de alterar suas estruturas físicas e inserir as tecnologias no seu contexto, é  aprofundar a visão que tem sobre as tecnologias e o seu papel enquanto agente educativo articulado em rede.

Na ultima parte do livro, A escola Aprendente: possibilidades, a autora destaca que, pela sua pesquisa, as TIC são percebidas unicamente como formas de estabelecer comunicação com alguém que esta distante no espaço, e não como formas de potencializar as interações presenciais que acontecem no âmbito da sala de aula e da escola. Ela destaca também que a construção de redes na escola é de fundamental importância, pois são estas que, além de mexer com as estruturas internas, podem colocar cada escola numa rede mais ampla. Bonilla afirma que as Tics são fundamentais nas unidades escolares, pois permitem a conectividade, porém a chave para transformação não se encontra apenas na figura do professor, mas é necessário que a instituição acolha e assuma o uso das tecnologias nas práticas pedagógicas, na organização educativa e nos seus projetos envolvendo a comunidade, os sistemas educacionais e as políticas publicas, pois só assim iremos ter uma escola Aprendente onde o conhecimento é construído e partilhado e os membros são autônomos no processo de aprendizagem. Bonilla finaliza colocando que o importante é que em educação as experiências não podem ser excludentes e que a partir das políticas publicas vivenciada, as tecnologias da informação e comunicação poderão constituir-se em elementos estruturantes de novos territórios educativos. Caso contrário o modelo educacional continuará o mesmo, apenas dito mais moderno , já que utilizamos as tecnologias de informação e comunicação.   

Este é um livro que deve ser recomendado para pessoas de várias áreas do conhecimento, bem como para pais e alunos, visto que reflete sobre as tecnologias num mundo globalizado e estas já estão incorporadas nas nossas vidas.


Resenhista: Cecilia de Fátima de Oliveira Santos, Pedagoga, pós-graduada em Educação de Jovens e Adultos (UNEB), pós-graduada em Gestão Educacional (UNIFACS), professora da Rede Municipal de Ensino e acadêmica da especialização em "Tecnologia e Novas Educações" - (FACED/UFBA).



 

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